sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Consumo x Meio ambiente


Por Renildo Cruz Tourinho
Administrador
Hoteleiro
Pós graduando em Gestão e Educação Ambiental

Todos nós temos o desejo e a necessidade de consumir, uns mais e outros menos. De carro a celular, passando por roupas, perfumes, alimentos, e tudo aquilo que passe por transformação da matéria em produto final, ou seja, quase tudo! Mas há uma grande diferença entre consumo consciente e consumo por apelo. É fato que somos bombardeados todos os dias, em todos os lugares e mídias a consumir, comprar, adquirir, e não é fácil resistir...

Mas não podemos esquecer que tudo que é produzido precisa de matéria prima e outros recursos para obtenção do produto final (matéria prima, energia, outros materiais, embalagens, etc.). Não por acaso o clima no planeta tem mudado e causado muitos transtornos e catástrofes, e o pior é que as previsões são muito preocupantes. Os governos têm papel fundamental nesse cenário, até porque as agressões climáticas e suas conseqüências não respeitam fronteiras, assim sendo, a poluição na Índia e nos estados Unidos refletem aqui, bem como as queimadas na Amazônia refletem mundo afora. Todavia, não podemos esperar tudo das Nações e das ONG´s do setor, devemos e podemos fazer nossa parte já! Como? Consumindo conscientemente: perguntar-se se realmente precisa adquiri aquele sapato ou calça; se tem de fato necessidade de trocar o celular comprado há seis meses por outro com câmera, TV, etc, etc, etc, e os etc que normalmente não utilizamos depois, mas adoramos ostentar; se devemos trocar de carro anualmente. A conta é muito simples: quanto mais compramos, mais se produz, e esse consumo consciente não desemprega, só corta os excessos e suas conseqüências. O pior de tudo, além de consumir muita matéria, não encontramos finalidade limpa (sem poluir) para a maioria dos objetos e bens de consumo que descartamos. Alguém já se perguntou para onde vai as baterias de celular, rádio e carro que são altamente poluentes? O caminho são os três R´s: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

Mas há luz no fim do túnel, é cada um fazer sua parte: apagar lâmpadas quando não estiver presente, escovar os dentes com a torneira fechada, ser breve no banho, não lavar carro com mangueira e principalmente, ponderar muito quando for comprar Não se trata de “poder” pagar, mas ter consciência do que pretendemos deixar para as próximas gerações, afinal o planeta é um grande condomínio do qual somos todos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário