Por Jaqueline Suzarte
Em 1989 quando a Banda Titãs lançou seu disco “Õ Blesq Blom” provavelmente a dengue não estava no auge ou a palavra não rimava, porque do contrário estaria em um dos clássicos da banda, O Pulso. Nunca vi uma música com tanto nome de doença como há nesta e talvez nunca saiba ao certo porque a dengue não entrou no hit. No entanto, penso que se a música fosse composta nos dias de hoje e principalmente no verão dificilmente a doença ficaria sem ser citada, afinal de uns anos para cá infelizmente esta praga tem arrasado cidades ao contaminar pessoas, tirar vidas e aterrorizar o país.
Falar de música é coisa boa, mas já de doença... Causa aquela maior tensão! Talvez por isto que entra ano e sai ano, e nós continuamos com os mesmos problemas. Mas de fato, precisamos dialogar sobre o assunto, do contrário continuaremos reféns de um mosquitinho capaz de estragar com a vida de muitas famílias.
O exercício da cidadania muitas vezes não requer grandes gestos, mas pequenas ações que podem fazer toda a diferença em uma comunidade. Todo ano vítimas da dengue morrem em suas casas ou leitos de hospitais e o grande questionamento é: - Por que um mosquito tão pequeno consegue fazer estrago tão grande? Procuramos respostas o tempo todo e em todo o lugar, principalmente pelo fato de que infelizmente Jequié tem sido assolada com muitas vítimas, sejam elas da doença na forma hemorrágica ou comum. Ainda bem que até agora esta praga parece ter diminuído por aqui. No entanto, a dengue não foi extinta, mas o fato de ter tido poucas vítimas no inverno em relação ao verão houve certo relaxamento por parte das pessoas que continuam com velhos hábitos possibilitando o proliferamento da doença.
Esta é uma luta de todos! A comunidade necessita está unida com os órgãos públicos no combate a dengue, desta forma poderemos ter um verão sadio e sem medo. De nada adianta ações públicas se as pessoas não participarem, da mesma forma que de nada adiantará a sociedade lutar e os órgãos públicos ficarem inertes. Nos jornais, na TV, rádio, internet e outros veículos de comunicação temos visto que a luta contra esta praga acontece em todo o país, por isto cada um deve fazer a sua parte.
A dengue mata e isto não é novidade, o que pode ser novidade é sua diminuição e controle se cada um contribuir no combate. Seja cidadão fazendo a sua parte!
Jaqueline, parabéns pelo seu blog, adorei cada postagem principalmente o texto sobre a dengue. Você escreve muito bem e merece ter muito sucesso com seu blog...é isso ai informar, divulgar e ao meso tempo educar...bom trabalho! Beijos.
ResponderExcluirAline.