segunda-feira, 19 de abril de 2010

Praticantes do Le Parkur treinam para encontro estadual!!


Por Paula Padrão

Na foto:César, Tiele, Igor, Anderon e Tawann (traucers)

Para eles, o céu é o limite.

Todo fim de tarde, praticantes do Le Parkur se encontram para treinar no Espaço Dom Cristiano na Catedral Santo Antonio em Jequié.

Ainda pouco conhecido, o Parkour ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é muito apreciado pelos jovens que gostam de picos altos de adrenalina.
Ainda não reconhecido como esporte radical, o Parkur constitui-se em uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses. De acordo com o fundador, o francês e bombeiro, David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Assim como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categorizá-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".
Em Jequié os praticantes do Parkur, lutam por reconhecimento e atenção dos poderes públicos, pois eles acreditam que assim como o esporte ajuda jovens a não se envolverem com as drogas, a prática do Parkur também conduzirá a juventude por um caminho melhor.

No ano passado o Colégio Social convidou parte do grupo para se apresentar em um evento da escola, única apresentação pública no município.
Hoje existem disputas em todo o mundo, e os encontros acontecem freqüentemente. No ano passado Salvador sediou o 5º Encontro Brasileiro de Parkur, reunindo traucers de várias localidades.
Os traucers de Jequié tentam trazer a disputa estadual para o município, mas falta incentivo. Eles treinam com mais freqüência, pois irão participar esse ano do encontro estadual que acontecerá em Salvador.

Um comentário: