Por Jaqueline Suzarte
"Todo mundo espera alguma coisa
De um sábado à noite"
Sábado à noite - Lulu Santos
O sábado à noite sempre foi ovacionado, desejado e esperado ardentemente... A correria da semana faz com que todos fiquem interessados em que chegue logo o fim de semana para o tão necessário descanso, baladas, encontros, igreja, visitas, enfim, o distanciamento dos problemas. Sábado à noite é tema de filme, música e tantas outras coisas... Mas, o que pensar quando às noites de sábado tornam-se um verdadeiro marasmo? Uma completa falta do que fazer? Entra semana e sai semana, entra o fim de semana e sai o fim de semana, mas não há atrativos e o entreterimento não aparece... É certo que Jequié tem melhorado muito! Ultimamente têm acontecido bons espetáculos teatrais, projetos culturais, eventos que proporcionam bons momentos de diversão e reflexão, mas a meu ver ainda não tem sido o suficiente. Normalmente os eventos têm acontecido durante a semana, ou seja, os sábados continuam vazios. Caso eu esteja equivocada me desculpe, mas pelo menos é o que tenho notado.
Para o sábado à noite sobra os restaurantes, pizzarias, bares, TV... Mas todo fim de semana a mesma coisa termina ficando repetitivo. No entanto vejo que não é apenas um problema da cidade, acredito que deve haver uma mudança de consciência, pois o ano passado estava com um cinema na cidade, por sinal cheguei a ir algumas vezes, mas infelizmente o que se sabe é que faliu... Faliu? É o que dizem. Afinal, a maioria das pessoas não tinham coragem de pagar R$10,00 para ver um filme. Claro, sei que nem todos possuem este valor para gastar com a sétima arte, mas sei também que outros faziam descaso, preferiam comprar alguns filmes sem qualidade na banca da esquina. Então o que pode ser feito para as noites de sábado melhorarem na “Cidade Sol”?
Acredito que será bem interessante o dia em que tivermos eventos públicos nas praças, mais incentivo para as pessoas mostrarem seus talentos, expor sua arte... Precisa-se de mais ações motivadoras que animem todos a compartilharem de movimentos alternativos de qualidade, que instigue a população a saír de casa para prestigiar as produções de nossa cidade e vindas de fora. Algumas vezes vi na Praça Ruy Barbosa demonstração de capoeira, folclore, jovens evangélicos cantando, apresentação de Hip Hop... Isso é tão bom! Famílias reunidas, casais passeando, crianças brincando... As noites de sábado podem ser melhoradas, intensas, felizes e mais criativas. Não é porque está frio que precisamos ficar trancafiados em casa, para o frio um blusão, para o marasmo o entreterimento. Precisa-se também que tenha mais divulgação para de fato as pessoas ficarem sabendo dos eventos que acontecem e assim, cada um passe a honrar os artistas da terra e demais eventos.
Essas foram algumas dicas que deixo aqui humildemente. Tenho certeza que quando você ler este texto ainda terá muitas coisas para acrescentar... Não adianta reclamar e cruzar os braços. Sempre penso que é bom lembrar que uma sociedade é construída por todos e cada um deve contribuir para melhorar o seu meio, melhorar a comunidade, a cidade, a vida! Se estive desatenta e não percebi os eventos que tem acontecido ou permanecido acontecendo... Desculpe-me, mas tenho observado o marasmo do sábado à noite faz alguns dias.
Não espere sentado que à noite de sábado mude, seja criativo, absorva a possibilidade de se divertir dentro ou fora de casa.
Concordo.
ResponderExcluirHoje em dia se não fizermos nossa festa, não temos entretenimento. Parabens pelo post e valeu pelas dicas.