sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mineiros Chilenos. O Socorro chegou, tudo deu certo. Deus é fiel!



“Ainda que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá...” (Amós 9:2, 3).
Por Jaqueline Suzarte
Esses últimos dias estive, como quase todos no mundo, atenta ao drama vivido pelos mineiros chilenos soterrados. Angustiava-me quando pensava no quanto era terrível para eles ficarem nas profundezas, sozinhos, abatidos e sem ver um foco de luz que pudesse levar um pouco de esperança aqueles tão bravos homens. Tristeza, depressão, racionalidade, fé... Uma mistura de sentimentos que certamente tiveram. Como colocar a cabeça no lugar com tamanho problema? Como ter a dimensão concreta da situação? Foram dias no escuro difíceis de explicar!
Quando soube que a cápsula estava em teste final, fiquei nervosa e orei muito para que desse tudo certo. Cada vez que a cápsula descia em teste, minhas mãos e pés suavam e gelavam, um sentimento de alegria inundava-me por saber que em breve eles sairiam de lá, ao mesmo tempo em que só de imaginar a altura a ser percorrida dentro de algo tão estreito, apavorava-me. No entanto, para os mineiros era um desconforto com gosto de conforto! A tecnologia é algo surpreendente, mas maior é Deus que direciona o homem a construir algo tão grandioso.
Chorei quando vi o primeiro mineiro sair e abraçar o filhinho em lágrimas. 33 homens, cada um com sua história, desconhecidos do grande público, mas que conseguiram chamar a atenção do mundo com um verdadeiro clamor de misericórdia. Apesar de tudo, uma coisa é certa, mesmo sabendo que foi algo terrível e lamentável pelos quais esses homens passaram, pela dor e desespero de cada familiar, dos colegas de trabalhos e mesmo nós que de longe torcemos... Ninguém que confia em Deus sai derrotado de uma luta e bastante foi a demonstração de fé que eles deram. Não havia luz, comida e água suficiente, não havia comunicação com a superfície na mina nos primeiros dias, mas não houve um momento sequer que Deus não estivesse atento para os socorrerem, pois os olhos de Deus contempla cada ser humano na terra independente de onde esteja.
Talvez muitos se questionem o motivo disto tudo, mas para mim, o mais interessante é saber que Deus muitas vezes permite as adversidades, mas nunca nos deixa sem as soluções para elas. Esses últimos dias presenciamos: fé e confiança no Pai eterno, união entre os povos, tristeza pela dor do outro, alegria pela salvação e amor ao próximo. São sentimentos muito bom de ver! O bom é saber que podemos dar continuidade para que o mundo seja melhor se permanecermos atentos as pessoas todos os dias, ao invés de deixarmos o mundo engolir a tantos seres humanos que passam por conflitos de outra grandeza a todo o momento. A construção de dias melhores e uma Terra mais produtiva dependem muito de nós e os bons sentimentos não devem ser perdidos, afinal este episódio ensinou muito a todos que acompanharam todo o processo no Chile. Particularmente, louvo a Deus por ter dado tudo certo neste resgate, parabenizo o governo e cidadãos chilenos por não terem desistidos de lutar pela vida de cada mineiro e torço para que boas ações conjuntas permaneçam sendo feitas a todo o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário