Por Jaqueline Suzarte
No ano existem quatro estações e isto não é novidade para ninguém, mas é difícil de acreditar que estamos justamente na estação das flores. A Primavera deveria ser reconhecida pelo florescer das flores, o desabrochar das rosas, pelo colorido dos jardins, pelo sentimento de leveza, de bem estar com o frescor da brisa e a assim, a vida ficaria mais tranqüila, mais perfumada com o cheiro das várias flores que estão na época de nascer.
Neste momento, me pergunto: Onde estão as flores? Em que lugar a cidade está colorida com as diversas cores da flora Jequieense?
A questão é complexa, será que as flores aguentam o calor que tem feito? Será que teremos uma cidade mais arborizada? Onde existem pessoas por aqui que entendam a vegetação da nossa cidade e que possam criar projetos com plantas que se adaptem ao nosso clima deixando a “Cidade Sol” mais florida e bonita?
Sinceramente? A estação das flores tem sido de calor intenso e sol escaldante, ou seja, flores não tenho visto. Talvez eu esteja displicente, despercebida ao andar nas ruas e não veja as rosas... Mas confesso que quando olho para o lado vejo as plantas um tanto secas pedindo água, tem aquela florzinha amarela que resiste bravamente a temperatura, aliás, estas florzinhas são as únicas que tenho notado.
Refletindo sobre o doce apelido de “Cidade Sol” que Jequié tem, é fácil entender que o verão é a estação predominante, mesmo tendo tido um frio muito gostoso este ano, temos quase sempre muito calor. O calor é algo tão comum por aqui, ainda assim muitos reclamam inclusive eu, às vezes.
Jequié sempre foi conhecida por seu intenso calor, afinal estamos em uma área de transição entre a caatinga e a mata, além de estarmos cercados por montanhas, aliás, este é o charme da nossa “Cidade Sol”. Precisamos de mais árvores para fazer sombra, para ter vento; precisamos de flores não só nos jardins para deixar a vida mais graciosa. Mas vamos relevar o forte calor, afinal seja calor humano ou calor da alta temperatura, estas são essências Jequieense e nossa Primavera tem a nossa essência e se difere da do resto do mundo. Viva o calor!
É isso aí.
ResponderExcluir