quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conserto do calçamento causa transtorno para quem quer dormir


Por Jaqueline Suzarte


Dormir é uma necessidade do corpo que muitos amam. Especialistas constantemente afirmam serem necessárias 8 horas de sono por dia. Alguns acreditam que poucas horas dormindo já são o suficiente, outros, quanto mais dormem, mais querem dormir.
Sempre fui daquelas que dormia tarde e acordava cedo. No entanto, via na tarde um momento nobre e fundamental para dormir as horas restantes, as que faltavam à noite. Passei anos e anos da adolescência dormindo à tarde e relembrando agora, vejo o quanto era bom. De manhã, escola. Meio dia, almoço. De tarde, cama... Os estudos? À noite.
Ah, adolescência... Como de fato eram boas aquelas tardes de sono...! Uma ociosidade que ninguém entende de onde vinha, mas ela está lá. Quando meu sono era interrompido era tão triste. Chato demais! Dormia, dormia e dormia...
Bom, ai você cresce, os horários mudam e a vida muda junto. Faculdade, trabalho e uma série de atividades nos tiram das longas horas de sono e do costumeiro cochilo.
Até que quando posso durmo um pouco à tarde, mas tem sido cada vez mais raro. Tantos afazeres universitários acabam me tirando este prazer. Ok, tudo bem! A vida não é só dormir...
Ocorre que, com a greve este prazer vespertino parecia ser natural. Voltar para casa, ficar com tempo livre para a família, igreja, amigos, livros, apostilas, internet e cochilo. Parecia... Pois o que menos tenho feito é dormir à tarde.
Resolveram consertar o calçamento bem em frente aqui de casa. Transtorno! Deito, os olhos fecham, o lençol me cobre, o travesseiro repousa a cabeça. Têm os 5 minutos pensando no que fazer se ganhasse na loto, até que, começo a perder os sentidos, o sono começa a dominar, a mente fica tranquila... Quando, de repente, os ouvidos ouvem barulhos terríveis.
São uns sons que variam entre “pum, pá, tá” e não sei mais o que lá! Zuada fina, grossa, tensa e nervosa me chamam de volta, mexem com meus nervos e não me deixam dormir. A vontade é levantar, abrir a janela e o restante não vem ao caso.
Sejamos sinceros, pois é necessário! Tem muita coisa ruim neste mundo. Tem coisas que de tão ruins é até difícil de descrever, mas ser acordado ou não deixarem você dormir está no mínimo na lista das coisas mais irritantes que existem. Estou certa? 
Não é fácil lidar com problemas externos, fora do nosso domínio. Evidente que, entre dormir e o calçamento melhorar, será a segunda opção a escolhida. Os benefícios serão muitos. Quando penso na diminuição da poeira, já fico super feliz. Oh, alegria!
Para o bem comum é necessário abrir mão de algumas coisas, de certos hábitos deliciosos, que podem ser realizados em outro momento. Estou contente com a obra na rua, esperançosa que ela fique excelente e termine rápido. Enquanto isto, vou escrevendo e aprendendo um novo modo de viver as tardes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário